“Sobre São Paulo” – Trabalho da Fotógrafa Claudia Jaguaribe

Claudia Jaguaribe é carioca, mas vive há 24 anos em São Paulo. “O trabalho sobre o Rio, com diferentes perspectivas e montagens, me abriu um caminho para fotografar a cidade onde moro, que é mais difícil, porque o dia a dia consome o olhar criativo. Estava cansada da fotografia urbana que reproduz o que vemos, isso está desgastado”, conta a fotógrafa. “No livro quase não aparecem pessoas, pois a dimensão da cidade anula a escala humana”.

Com projeto gráfico inusitado, o livro em formato sanfona pode ser aberto em sua totalidade, revelando, em 19,76 metros, cinco sequências panorâmicas de São Paulo. O verso traz trechos de textos e músicas sobre São Paulo escolhidos pela própria fotógrafa, que vão de Padre José de Anchieta a Criolo, passando por Paulo Leminski, Arnaldo Antunes e até Prestes Maia.

Detalhes do Livro
Sobre São Paulo
Fotógrafa: Claudia Jaguaribe
Textos: Padre José de Anchieta (Carta à Cia de Jesus); @Glaucoalexander (Twitter); F. A. Bezerra de Menezes (Perfil de São Paulo); Paulo Leminski (Toda Poesia); Prestes Maia; Criolo (Linha de Frente); Arnaldo Antunes (Inclassificáveis); e BlaiseCendrars (São Paulo)
Páginas 209 | Formato 22,4 cm X 19,8 cm
Projeto gráfico Mariana Lara, Estúdio Xadrez
ISBN: 978 85 6570 902 6
Editora Terceiro Nome

Fonte: Editora Terceiro Nome