Projeto Audiovisual 1.0 por Vanessa Cançado

Esse Curso está voltado ao desenvolvimento de projetos audiovisuais, focando em elementos essenciais para um conteúdo consistente nos pontos fortes de texto para que o conteúdo de defesa de um projeto seja construído de forma consistente e com possibilidades de maior resultado.

O projeto foi contemplado pelo Programa Cultura Presente nas Redes da Secretária do Estado de Cultura e Economia Criativa do Rio de Janeiro.

O conteúdo está distribuindo em 5 vídeo-aulas:

Pós-graduada em Cinema e Graduada em Artes Cênicas (Teatro), com cursos de aprimoramentos em roteiro e escrita criativa. Com expertise em desenvolvimento de Projetos atua há 27 anos em diversos segmentos, sendo que, nos últimos 10 anos, com foco em roteiro e produções audiovisuais, bem como nesse tempo vem exercendo a função de Parecerista/Avaliadora desde 2010 em audiovisual e teatro para Fundações e Secretarias de Cultura.

Na área de produção e gerenciamento de projetos, coordenou núcleo criativo para produtora audiovisual Enquadra Filmes (RJ) de 2017 a 2019, com ótimos resultados na aprovação em editais de fomento direto e indireto entre eles: MEU AMIGO REAL (2º colocado no Gerafuturo Audiovisual do antigo Minc) que assina a direção de produção e em fase de pré-produção (parado devido a Pandemia do Covid, com retorno para 2021).

Outros trabalhos: Roteirista do 1º Episodio de série (fase de pré-produção) para produtora baiana e com veiculação para Canal Box Brazil; Roteirista e Co-Diretora do documentário OMOLU – DANÇA, RITUAL, VIDA; Argumentista do longa-metragem de documentário TERREIROS DE CANDOMBLÉ.) e Roterista do curta de ficção LEGITIMA DEFESA; Gerente de Projeto no longa-metragem A ÚLTIMA TRAGÉDIA – uma co-produção internacional com Guiné Bissau e vencedor Edital CPLP-Portugal/MINC para desenvolvimento de roteiro. É membro da SET – Rede Criativa Internacional Audiovisual composta de profissionais do setor no Brasil, Espanha, Portugal e França.

Uma breve apresentação do curso e com foco na definição de projeto e nos questionamentos iniciais para construir uma proposta de projeto audiovisual.

O conteúdo aborda os pontos fortes necessários para o projeto audiovisual gerar interesse e de forma a contribuir na construção de propostas de defesa mais coerente e fortalecida. 

A Abordagem está em pontos de texto ao desenvolver um projeto e que confere mais fluidez e consistência para aprofundar a defesa da proposta.

Trata-se de focar na descrição dos elementos essenciais de um projeto audiovisual legitimando a defesa e aliados as etapas de um projeto.

A abordagem das noções básicas de um orçamento no desenvolvimento de projetos audiovisuais conforme utilizado no mercado e para editais da Ancine, descrevendo os tipos e focando nos vetores de estagnação que podem impedir de um projeto ir adiante.