Prêmio Funarte Petrobras Carequinha de Estímulo ao Circo / 2012 (inscrições até 01/10/2012)

inscricoesAs inscrições estão abertas até 1º de Outubro de 2012 o edital do Prêmio Funarte Petrobras Carequinha de Estímulo ao Circo / 2012. Serão contemplados 159 projetos voltados para a área de Circo, em sete categorias: Circos de lona, Mérito artístico, Números, Espetáculos, Eventos, Formação e Pesquisa. O aporte financeiro é de R$ 6 milhões.

Podem concorrer pessoas físicas ou jurídicas, com ou sem fins lucrativos, de natureza cultural, de todo o Brasil, à exceção das categorias B (Mérito artístico), E (eventos) e F (Formação), abertas apenas para pessoas jurídicas.

Veja as categorias do edital:
Circos de lona – destinado a circos de lona, fixos ou itinerantes, essa categoria contempla, com dois módulos financeiros, projetos que visam a aquisição de lonas, equipamentos, criação/renovação de espetáculos ou sua circulação.

Mérito artístico – destinado àqueles artistas que, ao longo dos anos, contribuíram significativamente para o desenvolvimento e divulgação da arte circense. Deve ser proposto, obrigatoriamente, por uma associação, cooperativa ou sindicato que represente a categoria circense.

Números – destinado a projetos de artistas independentes, trupes ou grupos circenses que visam a experimentação, criação ou renovação de seus números, além de projetos de criação ou experimentação de aparelhos.

Espetáculos – destinado a trupes, grupos circenses e os chamados circos de pano de roda, visa o apoio à criação ou renovação do espetáculo de repertório, assim como a sua circulação.
E. Eventos – destinado a apoiar a realização de mostras, festivais, seminários, debates, encontros e exposições, que já estejam pelo menos em sua segunda edição.

Formação – destinado às atividades de formação na linguagem circense, visa o apoio a centros de formação e organizações que notadamente desenvolvem ações de ensino-aprendizagem em circo, com foco na formação artística ou na apropriação da cultura e das artes circenses como intervenção sociocultural.

Pesquisa – destinado a projetos que visam a pesquisa para a produção de textos teóricos ou históricos sobre a arte circense, assim como levantamento iconográfico ou audiovisual, trabalhos de registro, documentação, organização de acervos, publicações ou criação de biblioteca sobre a área de circo.

Veja a íntegra do edital e demais informações

Fonte: Funarte