O Circo e a Cidade, de Luiz Andrioli

O livro “O Circo e a Cidade” registra a O-CIRCO-E-A-CIDADE-HISTÓRIAS-DO-GRUPO-CIRCENSE-QUEIROLO-EM-CURITIBA_-LUIZ-ANDRIOLIrelação do grupo circense Queirolo com a cidade de Curitiba.

O texto não conta apenas a história da família, mas sim, busca um olhar sobre personagens do imaginário curitibano até então não retratados.

Por este motivo, o projeto foi premiado pela Fundação Cultural de Curitiba no edital “Identificação e Registro do Patrimônio Imaterial”, uma iniciativa que buscou valorizar iniciativas de preservação dos nossos saberes, no caso, a trajetória circense dos Queirolo.

A narrativa se concentra principalmente entre as décadas de 1940 e 1970.

Para a realização do livro, foram entrevistadas cerca de cinqüenta pessoas, consultados jornais e revistas antigas, dezenas de acervos públicos e particulares.

O livro traz dezenas de fotos e documentos recuperados que reconstroem cenas importantes do grupo circense. O jornalista e cineasta Adriano Justino assina a edição do projeto, além de ter dividido a pesquisa com o autor.

O prêmio, concedido pela FCC em 2006, permitiu o desenvolvimento da pesquisa e a conclusão do livro.

Por conta da premiação, todos os mil exemplares da primeira edição foram distribuídos gratuitamente para escolas públicas, faculdades, bibliotecas, instituições, pesquisadores e formadores de opinião.

Fonte: Assessoria de Imprensa