“Novos Retratos” de Fernando Carpaneda na MF Gallery em Nova Iorque

A exposição Fernando Carpaneda “Novos Retratos” mostra uma série de pinturas e desenhos que retratam a beleza e a sensualidade de homens e mulheres. O trabalho busca provocar debates e questionamentos sobre a igualdade, no sentido de valorizar o ser humano. Deixando de lado a inibição, em cenas que retratam sexo, gênero e relacionamentos, a abordagem “na sua cara” do artista serve para inspirar o observador a aceitar a diversidade da sexualidade humana.

Carpaneda se inspira no elemento urbano e usa a linguagem da rua junto com suas próprias experiências. Mendigos, pop stars, profissionais do sexo, punks e párias de todos os tipos são o objeto de sua atenção. Ele usa DNA – seja seu próprio cabelo ou o de seus modelos – e o mistura com materiais de arte mais tradicionais para criar suas pinturas e esculturas. No passado, Carpaneda focou seu olhar artístico exclusivamente no sujeito masculino. Mas para esta exposição, ele criou pinturas e desenhos de mulheres pela primeira vez.

Fernando Carpaneda foi um dos primeiros artistas brasileiros a exibir trabalhos homoeróticos no Brasil. Seu trabalho é bem conhecido no mundo das artes LGBT e erotismo. O artista tem aparecido em galerias internacionais desde 1982, em lugares como Art Basel em Miami, The Tom of Finland Foundation na Califórnia, The Stax Museum of American Soul Music em Memphis e The Leslie Lohman Museum em Nova York, onde ele teve uma mostra individual em 2011. Em 2016 o artista foi um dos três artistas premiados no Seattle Erotic Art Festival em Washington.

A MF Gallery está localizada na 213 Bond Street, entre as ruas Báltico e Butler, no bairro de Gowanus, no Brooklyn em Nova Iorque.

Serviço – Fernando Carpaneda: “Novos Retratos”
Abertura Sábado 23 de Junho na MF Gallery em Nova Iorque.
Após a noite de abertura, a exposição ficará aberta até o dia 29 de julho.

Fonte: Assessoria de Imprensa