Njinga MBandi A Rainha de Ndong e Matamba – Série Unesco disponível em PDF

A série UNESCO Mulheres na história de África, bem como o site internet com o mesmo nome, têm como objectivo dar luz a uma selecção de figuras femininas da História de África.

Através de uma selecção de 20 personagens, testemunha com efeito, que desde sempre, as mulheres foram ilustradas na história de África, em domínios tão diversos como a diplomacia e a estratégia militar (Njinga a Mbande), a defesa dos direitos humanos (Funmilayo Ransome-Kuti), ou a protecção do ambiente (Wangari Maathai).

Esta lista de 20 mulheres não é evidentemente exaustiva e representa apenas uma ínfima parte do contributo das mulheres africanas, sejam elas conhecidas ou anónimas, para a história do seu país, de África e de toda a humanidade.

Através deste projecto, a UNESCO pretende encorajar as estudantes africanas e de ascendência africana a implicar-se nos estudos de nível superior no domínio da História de África e nas disciplinas conexas (antropologia, linguística, arqueologia, etc.), a fim de contribuir para uma historiografia africana mais justa e mais respeitadora da igualdade de géneros.

Visite e partilhe o site da UNESCO sobre as mulheres na história de África: www.unesco.org/womeninafrica

Fonte: UNESCO