Museu Histórico Municipal apresenta exposição São Caetano do Esporte

Troféus conquistados por São Caetano nos Jogos Abertos do Interior de 2000 realizado em Santos expostos no Palácio da Cerâmica (Foto: Centro de Documentação Histórica/ FPMSCS)

Detentora de diversas conquistas estaduais, nacionais e até mundiais e olímpicas São Caetano do Sul sempre foi um celeiro de atletas nas mais diversas modalidades. Além disso, a cidade é hegemônica em torneios como os Jogos Abertos do Interior e possui tradição esportiva firme e enraizada no cotidiano com programas como o PEC (Programa Esportivo Comunitário) e demais ações que envolvem milhares de moradores. Assim, o Museu Histórico Municipal homenageia esse importante setor do município com a exposição São Caetano do Esporte.

Composta por 25 itens, entre troféus, medalhas, flâmulas e quadros, a mostra retrata de forma cronológica e com fotos, a história do desporto na cidade desde os tempos pré-emancipação com a formação dos primeiros clubes como o Raquette Clube, Monte Alegre F.C e São Caetano Esporte Clube no início do século XX, passando pelas construções dos Centros Esportivos, a hegemonia nos Jogos Abertos e as atividades locais como o já citado PEC e a Prova de Reis.

Entre as peças expostas estão troféus conquistados pelo time de futebol do São Caetano Esporte Clube na década de 1930, medalhas ofertadas nas competições municipais e o troféu do primeiro Jogos Abertos do Interior conquistado pela cidade realizado em 1982 em Rio Claro.