Mostra Santos-Dumont na Coleção Brasiliana Itaú no Espaço Cultural Unifor em Fortaleza

Montada pela primeira vez em 2016, no Itaú Cultural, em São Paulo, a mostra Santos-Dumont na Coleção Brasiliana Itaú chega à cidade de Fortaleza, no Ceará. De 3 de agosto a 9 de dezembro a exposição, que exibe a trajetória do inventor, permanece no campus da Universidade de Fortaleza, dentro do Espaço Cultural Unifor.

A abertura ocorre no dia 2 de agosto, às 19h. No dia 3, às 9h30, é realizada uma palestra com a curadora da mostra, Luciana Garbin, sobre os materiais ligados a Santos-Dumont que estão na Coleção Itaú e sobre o processo de produção da exposição.

Com cenografia de Henrique Soares, Santos-Dumont na Coleção Brasiliana Itaú abrange desde momentos pessoais – como a Fazenda Cabangu, onde nasceu o homenageado – até a sua produção nas áreas em que atuou: inovação, ciência e design. Objetos, matérias de jornal (Santos-Dumont monitorava as referências ao seu nome), documentos e fotos apresentam o seu percurso. Além disso, há uma reprodução de sua biblioteca, com livros de sua autoria e outros que o inspiraram, e uma réplica do aeroplano Demoiselle.

Fonte: Itaú Cultural