Grupo de Estudos em Literatura Brasileira Contemporânea no Facebook

O Grupo de Estudos em Literatura Brasileira Contemporânea, da Universidade de Brasília, existe desde 1997. O principal foco de preocupações de suas pesquisadoras e pesquisadores, desde o início, tem sido a relação entre literatura e sociedade, abordada em suas múltiplas facetas.

Gradativamente, a literatura de outros países da América Latina vem sendo incorporada a seu universo de interesse, bem como outras formas literárias, como o cordel, o rap e os quadrinhos. Ele também realiza cursos de extensão e reuniões periódicas para o debate da produção literária recente do Brasil.

No momento, suas pesquisadoras e pesquisadores – de diferentes universidades brasileiras – estão envolvidas(os) em um projeto coletivo que pretende pensar outras possibilidades de recortes críticos para caracterizar o panorama literário da atualidade, redimensionando, de alguma forma, os limites do nacional e a própria definição do literário.

Desde 1999 o Grupo edita a revista Estudos de Literatura Brasileira Contemporânea, que publica pesquisas e ensaios de estudiosos(as) de diversas instituições, nacionais e internacionais.

Grupo de Estudos em Literatura Brasileira Contemporânea
https://www.facebook.com/literaturabrasileiracontemporanea/

Fonte: Assessoria de Imprensa