Gente do Mar – vida e gastronomia dos pescadores brasileiros, de Ricardo Maranhão

O historiador Ricardo Maranhão e o fotógrafo Fabio Colombini percorreram o litoral do Brasil, desde o Pará até o Rio Grande do Sul, enfrentando estradas precárias e pequenas embarcações, para conhecer 25 comunidades de pescadores.

gente_do_marO resultado dessa pesquisa, que durou um ano e meio, é o livro Gente do mar. A obra, com textos em português e inglês, resgata as atividades de pesca e as práticas gastronômicas desses grupos que há séculos constroem com uma série de conhecimentos e práticas que respeitam o meio-ambiente.Ricardo Maranhão ressalta que a cultura desses homens do mar, vinculada a uma ocupação discreta e respeitosa do meio ambiente, possui uma riqueza capaz de ensinar aos brasileiros um “modus vivendi” mais próximo à natureza.

“Infelizmente, em muitos lugares de nosso litoral, o turismo predatório e as técnicas de pesca industrial vem expulsando inúmeras famílias de pescadores e descaracterizando sua existência”, completa, Maranhão. O livro mostra que existe uma realidade que pode ser aproveitada por um turismo inteligente, utilizando a sabedoria dessa gente do mar em um Brasil tão rico de diversidades.

Gente do Mar foi realizado com apoio da Lei Rouanet e patrocínio do Banco Volkswagen.

Autor: Ricardo Maranhão
Fotos: Fabio Colombini
Páginas: 312
ISBN: 978-85-7816-138-5
Proposta gráfica: Milena Galli
Layout, diagramação e capa: Antonio Kehl
Formato: 21 x 26 cm
Acabamento: Capa dura
Patrocínio: Banco Volkswagen
Apoio: Ministério da Cultura

Fonte: Terceiro Nome