Gabriele Münter. Painting to the Point | Museu Ludwig

Gabriele Münter (1877 – 1962) foi uma figura central do Expressionismo alemão e o grupo artista Der Blaue Reiter, que foi fundada na casa de Münter em Murnau.

Münter é uma das poucas mulheres que desempenharam um papel cedo no desenvolvimento do modernismo. Sua abertura e vontade de experimentar como pintor, fotógrafo e artista gráfico será agora apresentado em detalhes pela primeira vez. Suas pinturas conhecidas incluem retratos de figuras como Marianne von Werefkin e Kandinsky, bem como paisagens românticas de sua casa adotada na Baviera.

A exposição começa com fotografias raras tiradas por Münter por volta de 1900 durante uma viagem de vários anos através dos Estados Unidos. Ele será focado em suas pinturas, que, além de retratos coloridos e paisagens, incluem também interiores, obras abstratas e “imagens primitivista.”

Graças, em especial, à Colecção Haubrich, o Museu Ludwig detém pinturas de Ernst Ludwig Kirchner, Max Pechstein, assim como artistas do grupo Der Blaue Reiter, como Wassily Kandinsky, Franz Marc, August Macke, e Alexei Jawlensky. Surpreendentemente, a coleção não inclui qualquer das pinturas de Gabriele Münter. Por ocasião da exposição, o Museu Ludwig vai agora adquirir o trabalho Knabenkopf (Willi Blab), 1908 por Gabriele Münter com o apoio da Freunde des Wallraf-Richartz-Museum und des Museu Ludwig eV

A exposição foi organizada pelo Lenbachhaus em Munique eo Gabriele Münter e Johannes Eichner Foundation. Eles contribuíram muitos empréstimos, assim como coleções da Alemanha e no exterior, incluindo o Centro de Des Moines Art em Iowa, o Centro Pompidou, em Paris, eo Museu de Israel em Jerusalém.

Serviço
Gabriele Münter
Pintura ao Ponto
15 de setembro de 2018 – 13 de janeiro de 2019
Abertura: sexta-feira, 14 de setembro, 2018, 07:00
Museu Ludwig
Heinrich-Böll-Platz, 50667 Cologne
Alemanha
Tel: + 49-221-221-26165
www.museum-ludwig.de
info@museum-ludwig.de

Fonte: Museu Ludwig