Edital SESAU-RR 2017 – Intérprete de Língua Indígena (Inscrições até 19/06/2017)

Foto: Ascom/Sesau

A Sesau (Secretaria Estadual de Saúde) abriu um processo para a seleção de intérpretes indígenas para unidades de saúde do estado.

Estes profissionais irão acompanhar os pacientes indígenas desde a internação, durante consultas, exames e outros procedimentos, auxiliando-os a ter acesso aos serviços de cada unidade e tornando a permanência deles mais cômoda e humanizada.

Ao todo, 14 intérpretes nas línguas indígenas macuxi, wapichana, taurepang, wai-wai, ingaricó, yanomami/sanumã e yekuana serão selecionados para atuarem na CECM (Clínica Especializada Coronel Mota), HMINSN (Hospital Materno-Infantil Nossa Senhora de Nazareth) e HGR (Hospital Geral de Roraima Rubens de Souza Bento). Esse serviço já vem sendo ofertado, por meio das coordenações indígenas nas unidades, mas de uma forma insuficiente. Estes profissionais serão somados ao quantitativo que já atua nas unidades, proporcionando uma ampliação deste atendimento para as noites, feriados e fim de semana.

Os profissionais selecionados irão acompanhar os pacientes indígenas nas unidades, atuando em conjunto com os demais profissionais de saúde para dar melhor assistência e atendimento, prevenir a evasão e aplicar estratégias que favoreçam a permanência dos indígenas.

Fonte: Governo do Estado de Roraima