Documentário sobre pinturas rupestres no oeste baiano será lançado no Museu Paranaense

O Museu Paranaense recebe na próxima sexta-feira (8) o lançamento no Paraná do documentário que revela as pinturas rupestres no oeste baiano.

O Sítio Arqueológico Gruta das Pedras Brilhantes, em São Desidério, é o tema desse primeiro episódio da série televisiva documental “O lugar antes de mim”, que fomenta a valorização do Patrimônio Material brasileiro por meio da linguagem audiovisual. O documentário tem direção da paranaense Karla Nascimento e será exibido no Auditório Loureiro Fernandes, às 19h. A entrada é gratuita.

O episódio “Gruta das Pedras Brilhantes” tem como fio condutor depoimentos de pesquisadores que partem do papel da arqueologia na compreensão da sociedade, avançam pelos tipos de sítios comuns no oeste baiano e chegam à caracterização do sítio em foco no documentário. O documentário tem o apoio do Governo do Estado da Bahia, por meio da Secretaria? ?de Estado da? ?Cultura? ?e do Fundo de Cultura da Bahia; e do Instituto do Patrimônio Artístico e Cultural da Bahia (IPAC).

Os entrevistados percorreram outros sítios da região e consideram que a Gruta das Pedras Brilhantes serve como uma espécie de guia para um entendimento regional. “Nossa hipótese é que a gente possa comparar todos com essa gruta, pela sua concentração de elementos da arqueologia, tanto da pintura quanto do material lítico”, declara a mestre em Arqueologia Fernanda Libório, professora da Universidade Federal do Oeste da Bahia (UFOB).

Serviço:
Lançamento do documentário “O lugar antes de mim”
Dia 08 de junho de 2018, às 19h
Entrada gratuita
Museu Paranaense
Auditório Loureiro Fernandes (80 lugares)
Rua Kellers, 289 – São Francisco. Curitiba/PR
Informações (41) 3304-3300 | www.museuparanaense.pr.gov.br

Fonte: Assessoria de Comunicação da Secretaria de Estado da Cultura do Paraná