Da Depressão Econômica às raízes do Macartismo

 Da Depressão Econômica às raízes do macartismo: análise histórico-crítica de American Blues, coletânea de peças curtas de Tennessee WilliamsAnálise histórico-crítica de American Blues, coletânea de peças curtas de Tennessee Williams

A proposta deste livro é analisar a representação sócio-histórica em American Blues, coletânea de cinco peças curtas escritas por Tennessee Williams durante as décadas de 1930 e 1940, e reunidas para publicação em 1948. Cada uma delas é de vital importância para a compreensão da sociedade norte-americana desse período.

Considerando que o blues expressa o pathos e as condições de vida da classe trabalhadora e dos excluídos das relações de produção, afirma-se que as peças Moony´s Kid Don´t Cry, The Dark Room e The Long Stay Cut Short, or The Unsatisfactory Supper figuram os efeitos causados sobre essa larga camada da população nos anos da Depressão Econômica. The Case of the Crushed Petunias – A Lyrical Fantasy parodia o impacto da sufocante ideologia do American way of life sobre a classe média e o desinteresse dessa pelos principais acontecimentos durante a II Guerra Mundial.

Por fim, Ten Blocks on the Camino Real – A Fantasy alegoriza a sociedade capitalista do pós-guerra e o nascedouro da era macartista. Por meio de um sucinto levantamento das peças escritas por Tennessee Williams até a publicação da coletânea é possível extrair elementos que permitem evidenciar a constituição e organicidade de American Blues.

Autor: Fulvio Torres Flores

Autor: Fulvio Torres Flores

Detalhes do Livro
O livro é o resultante de pesquisa de doutorado na área de Estudos Linguísticos e Literários em Inglês na Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas da Universidade de São Paulo, cuja tese foi defendida e aprovada em 2013.
Editora: Humanitas; Fapesp.

Sobre o autor
Mestre e doutor em Estudos Linguísticos e Literários pela Universidade de São Paulo. Docente da Universidade Federal do Vale do São Francisco desde 2010, atua no curso de licenciatura em Artes Visuais lecionando disciplinas relacionadas a literatura, teatro, cinema e cultura visual. Editor da Dramaturgia em Foco, revista eletrônica de livre acesso.

Ano de publicação: 2015.
Número de páginas 317 p. (com ilustrações)