Bienal de Dacar 2018 tem inscrições abertas

Bienal de Dacar 2018Estão abertas até 31 de julho de 2017 as inscrições para a 13ª Bienal de Arte Africana Contemporânea de Dacar, Senegal, a Dak’Art 2018. Candidatos da área de artes visuais, africanos ou afro-descendentes de todo o mundo podem participar da programação, que será realizada em maio do próximo ano.

Realizada pelo Ministério da Cultura e Comunicação da República do Senegal, com apoio da Prefeitura de Dacar e de várias entidades internacionais, a Bienal é um evento dedicado à arte contemporânea, aberto a todo o globo. Ele reúne artistas da África e com origens na diáspora africana.

A agenda prevê: exposição internacional dos participantes – que inclui um prêmio para a obra vencedora –; reuniões de estudo e intercâmbios; mostras de homenagem e individuais (de convidados); projeções de filmes sobre arte contemporânea africana; entretenimento na Vila da Bienal e na cidade; eventos paralelos; publicações; ações de cultura urbana; e performances, entre outras programações.

Prêmios
O regulamento estabelece a concessão de premiações como: o Grande Prêmio Léopold Sédar Senghor, atribuído ao vencedor da Exposição Internacional – patrocinado pela Presidência da República do Senegal –; o Prêmio Revelação, oferecido pelo Ministério da Cultura e Comunicação do país-sede aos integrantes dessa mostra; Prêmio Jovem Talento, conferido pela Prefeitura de Dacar; e os prêmios da Organização Internacional da Francofonia, da Comunidade Econômica dos Estados da África Ocidental (CEDEAO) e da União Econômica e Monetária do Oeste Africano (UEMOA); além do “Off the Prize” da edição 2018; e de outras honrarias, outorgadas por parceiros da Bienal.