6ª edição Festival Visões Periféricas 2012 – Audiovisual, Educação e Tecnologias

O Festival Visões Periféricas 2012 (6ª edição) – Audiovisual, Educação e Tecnologias é organizado pela Associação Imaginário Digital irá acontecer entre os dias 15 e 21 de Agosto.

A proposta do festival é divulgar os filmes produzidos em projetos, oficinas e escolas populares que utilizam o audiovisual como meio de expressão criativa e desenvolvimento social. Desenvolver uma reflexão profunda sobre essas obras, promovendo o intercâmbio entre as diferentes instituições e grupos realizadores existentes no Brasil e em países ibero-americanos; Usar e divulgar a tecnologia e as novas mídias a serviço da democratização dos meios de produção e difusão do audiovisual.

Tem o objetivo também de promover a liberdade de expressão, fruição estética e intercâmbio de conhecimentos. Divulgar as produções surgidas no contexto da cultura digital, assim como refletir sobre o seu impacto na cultura, na renovação da linguagem audiovisual e na sociedade do conhecimento; Promover a mistura de olhares e refletir sobre o próprio conceito de periferia a partir das inovações tecnológicas em curso.

A programação será composta pelos filmes mais representativos produzidos a partir de janeiro de 2010.

Mostras com inscrições abertas para a 6ª edição do Festival Visões Periféricas:
*Visorama (competitiva)
Filmes de até 30′ (trinta minutos) produzidos por alunos de projetos de formação em espaços populares que utilizam o audiovisual como meio de expressão. Exibição em sala de cinema.
*Fronteiras Imaginárias (competitiva)
Filmes de até 30′ (trinta minutos) produzidos por qualquer realizador, incluindo ex-alunos de projetos populares de formação audiovisual. Exibição em sala de cinema.
*Tudojuntoemisturado (competitiva)
Filmes de até 3min produzidos por qualquer realizador, através de dispositivos móveis, remixagem, mashups, paródias, vídeo clipes. Exibição em Internet
*Mostra Iberoamericana (não competitiva)
Mostra que irá reunir filmes produzidos em contexto de formação em cursos, escolas e oficinas de audiovisual localizados nos países dessa região, exceto Brasil. Exibição em sala de cinema.

Veja todas as informações