25º Prêmio Jovem Cientista (Inscrições até 31/08/2011)

A 25ª edição do Prêmio Jovem Cientista, que trata do tema Cidades Sustentáveis , será apresentada nesta sexta-feira (19), às 10h, em um encontro na Universidade de São Paulo (USP). Organizado com o objetivo de estimular estudantes e pesquisadores a participar do projeto, em sua reta final, o evento tem a participação do presidente do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq/MCTI), Glaucius Oliva, e do Pró-reitor de Pesquisa e Pós-graduação da USP, Marco Antonio Zago. Estarão presentes também dois vencedores da 22ª edição do Prêmio: Milena Boniolo e Felipe Arditti. A inscrição para o 25º Prêmio Jovem Cientista se encerra no próximo dia 31.

Milena venceu o Prêmio em 2007, na categoria Graduado , com uma pesquisa que mostra que cascas de banana podem remover metais pesados da água e, assim, ser usadas no tratamento de efluentes radiotóxicos. Na época da premiação, ela desenvolvia o tema em seu projeto de mestrado. Já Arditti, vencedor da categoria Estudante de Ensino Médio no mesmo ano, desenvolveu em seu trabalho um Dispositivo Controlador de Emissão de Poluentes – um método eficaz de detecção dos níveis de monóxido de carbono na fumaça liberada por caminhões.

Candidatos ao 25º Prêmio Jovem Cientista podem se inscrever até o próximo dia 31 pela internet. Estudantes do Ensino Médio também podem enviar suas pesquisas pelos Correios. O regulamento completo do prêmio e a ficha de inscrição estão disponíveis no site do prêmio: www.jovemcientista.cnpq.br .

Fonte: Assessoria de Comunicação Social do CNPq