Warning: mysql_query() [function.mysql-query]: Unable to save result set in /home/bcadmin/public_html/includes/database.php on line 302
Circo da Cidade leva arte para as crianças da Regional CIC em Curitiba PDF Imprimir E-mail
Fonte: Assessoria de Imprensa da Prefeitura Municipal de Curitiba   
 
O prefeito Beto Richa inaugurou o Circo da Cidade CIC, na Vila Nossa Senhora da Luz. O circo oferece oficinas gratuitas para a comunidade.
Image

´O Circo da Cidade é importante instrumento do município para a valorização da cultura local, oferecendo oficinas de artes circenses e dando espaço para as manifestações artísticas das comunidades´, disse Richa. ´É uma valiosa referência nos locais em que se instala e, em muitos casos, uma semente produtiva, capaz de revelar novos talentos.´

O Circo da Cidade está montado numa lona azul e laranja. Com uma tecnologia que permite escurecer o interior, a lona possibilita abrigar, além das atividades circenses, projeções de filmes, apresentações de dança e peças teatrais, também durante o dia. Os 20 metros de diâmetro do espaço oferecem dois camarins, palco e equipamentos de som e luz. Com capacidade para 250 espectadores, o circo mantém a tradição das arquibancadas para acomodar a platéia.

Na inauguração do Circo na CIC, houve uma sessão especial do espetáculo Circo Mundi, da Associação dos Profissionais da Área Artística do Paraná (Aspart). Participaram da inauguração o vice-prefeito Luciano Ducci, a primeira-dama Fernanda Richa, o presidente da Fundação Cultural, Paulino Viapiana, e o vereador Custódio da Silva.

O Circo da Cidade CIC tornou-se realidade por meio de edital do Fundo Municipal da Cultura da Prefeitura de Curitiba. O edital, vencido pela Aspart, destinou R$ 140 mil à companhia e mais R$ 153 mil à aquisição da lona, equipamentos e atividades de apoio.

O Circo permanecerá na CIC até julho de 2009. Depois, cumprirá novos trajetos, percorrendo todas as regionais da cidade. ´Esse programa é um sucesso. Tem sido muito bem aceito onde está instalado, na Fazendinha e agora, nesta área da Cidade Industrial, será um equipamento importante numa região com grandes demandas sociais´, disse Richa.

A Prefeitura também mantém um Circo da Cidade no Fazendinha, para atendimento de crianças do Programa de Erradicação do Trabalho Infantil (PETI). O Circo no Fazendinha é mantido em parceria pela Fundação Cultural e Fundação de Ação Social.

´Este é um espaço de vocês, para suas atividades. É mais um esforço para atender nossas crianças, para que não fiquem perambulando pelas ruas, mas tenham atividades culturais e artísticas, que possam contribuir com a sua formação de cidadãos do futuro´, afirmou Richa aos alunos do circo.

O Circo da Cidade está instalado no local onde será construído um dos futuros centros culturais previsto no plano de governo do prefeito Beto Richa para 2009-2012. ´Este equipamento vai funcionar como circo e como centro cultural. Teremos apresentações teatrais, música, literatura, cinema e outras atividades culturais, além de encontros e atividades da comunidade, à noite e nos fins de semana´, explicou Viapiana, da FCC.

Para o estudante James Gonçalves, de 12 anos, aluno da 6ª série da Escola Municipal Albert Schweitzer, ir ao circo é uma grande oportunidade para se divertir. ´Adoro os palhaços. São muito engraçados´, disse.

A Aspart também desenvolve seis oficinas simultâneas de artes circenses, dirigidas aos alunos das escolas da rede municipal de ensino. As 192 horas de aulas, divididas em malabares, monociclo, tecido acrobático, salto, arame e clown (palhaço), têm por objetivo o desenvolvimento pessoal dos participantes, sem o intuito de profissionalização.

As oficinas tiveram início no dia 21 de outubro, com aulas às terças e quartas-feiras, das 9h às 11h e das 14h às 16h. No total, 80 crianças e adolescentes, na faixa etária de 7 a 17 anos, são atendidos nos dois turnos. As atividades serão encerradas no dia 12 de dezembro e retornam em fevereiro de 2009, com a abertura do ano letivo.

O espetáculo Circo Mundi, cujas apresentações começaram no dia 17 de outubro, terá ao todo 48 sessões. Os shows, agendados para alunos municipais e entidades sociais, acontecem às quintas e sextas-feiras. A partir do dia 15 de novembro, também será realizada uma sessão gratuita aberta à comunidade, sempre aos sábados, às 15h. A temporada encerra no dia 13 de dezembro.

Criado especialmente para o projeto Circo da Cidade, o espetáculo inédito Circo Mundi reúne artistas que privilegiam todas as manifestações da arte circense. Ao lado de atrações tradicionais estão recursos teatrais e coreografias de dança, criando um roteiro que leva à reflexão sobre a trajetória do circo e de seus integrantes. A sonoplastia original, com música instrumental executada ao vivo, evidencia a magia do circo. Outro destaque é a utilização de teatro de sombras para que a platéia tenha a sensação de ter animais no picadeiro.

Circo da Cidade CIC
Local: Rua David Xavier da Silva, s/n – Vila Nossa Senhora da Luz, CIC
          Curitiba - PR

 
< Anterior   Próximo >