Warning: mysql_query() [function.mysql-query]: Unable to save result set in /home/bcadmin/public_html/includes/database.php on line 302
Situação dos índios em Porto Alegre é tema de seminário PDF Imprimir E-mail
Fonte: Agência POA Multimídia   
 
ImageA prefeitura e a Câmara Municipal realizaram hoje à tarde, 29, o seminário Povos Indígenas em Porto Alegre, no Plenário Otávio Rocha do legislativo. Estiveram no evento representantes dos três povos indígenas que vivem na Capital, liderados pelos caciques Cirilo Morinico (guarani); Francisco dos Santos, Jaime Alves e Claudir da Silva (kaingang); e Maria Acuab (charrua).

As reivindicações, basicamente focadas em educação, saúde, habitação e sustentabilidade, serão encaminhadas ao Executivo para que sejam implementadas políticas públicas como passe livre no transporte coletivo e abertura de espaço nas feiras-livres para comercialização do artesanato indígena.

O encontro teve a participação de instituições governamentais, Organizações Não-Governamentais (ONGs) e sociedade. “Foram apresentadas alternativas de sustentabilidade no que se refere à posse da terra e ao livre acesso às florestas e campos de seus territórios, além da mobilidade nas cidades e do comprometimento do poder público com ações que traduzam os direitos específicos desta população”, informou a coordenadora do Núcleo de Políticas Públicas para os Povos Indígenas da Secretaria Municipal de Direitos Humanos e Segurança Urbana (SMDHSU), antropóloga Ana Elisa Freitas.

O evento teve a participação do secretário municipal de Direitos Humanos e Segurança Urbana, Miguel Antonio Seadi, e do secretário-adjunto, Marco Antonio Barreto.

 
< Anterior   Próximo >