Rio Grande do Norte PDF Imprimir E-mail


Fundação José Augusto
Presidente Crispiniano Neto
Rua Jundiaí 641 - Tirol
CEP 59020 120 Natal – RN
tel 84 232 5327 / 5323
e-mail fjagabinete@rn.gov.br

sítio www.fja.rn.gov.br/

Fundação Cultural Capitania das Artes
Secretário Dácio Tavares de Freitas Galvão
Avenida Câmara Cascudo 434 – Centro
CEP 59025 280 Natal – RN
tel 84 232 4951
e-mail capitaniadasartes@ig.com.br

Secretaria de Estado da Educação, da Cultura e dos Desportos

Secretária de Estado Ana Cristina Cabral Medeiros

Graduada em Psicologia pelo CEUB (Brasília/DF, 1974), Mestre em Administração pela UFRN (Natal/RN, 1994), especialização em Gestão Acadêmica e em Treinamento e Desenvolvimento de Recursos Humanos, cursa o Programa de Pós-Graduação em Ciências Sociais na UFRN, integrando como pesquisadora a Base de Pesquisa Cultura, Política e Educação, e o Grupo de Estudos da obra de Boaventura de Sousa Santos.

Centro Administrativo do Estado - Lagoa Nova - BL. I - 2º andar
CEP 59064-901 - Natal - RN
tel 84 3232 1301 / 1302 / 1303 fax 84 3232 1307
e-mail gabsecd@rn.gov.br
sítio www.educacao.rn.gov.br

foto publicada no sítio do CONSED - Conselho Nacional de Secretários de Educação


Fundação José Augusto

Desde 1963 a Fundação José Augusto, órgão responsável pela política cultural do Governo do Estado, está presente na vida cultural e artística do Rio Grande do Norte. Seja preservando nosso patrimônio histórico e arquitetônico, ou apoiando e incentivando a produção musical, teatral, de artes plásticas e literária. Monumentos históricos importantes, como a Fortaleza dos Reis Magos, estão sob a guarda da instituição, que também cuida do Memorial Câmara Cascudo, do Museu de Arte Sacra, da Pinacoteca do Estado, do Museu Café Filho e do Museu de Arte Popular. A Cidade da Criança, a maior área verde do centro da cidade e onde funciona a Escola de Artes Cândido Portinari, com seus cursos de artes plásticas voltados para as crianças, também está sob controle da instituição.

A Fundação José Augusto é uma entidade mantida pelo Governo do Estado do Rio Grande do Norte tendo as seguintes atribuições:
Estimular, desenvolver, difundir e documentar as atividades culturais do estado, bem como as manifestações de cultura popular;
Desenvolver um plano editorial visando a promoção do autor potiguar e nordestino;
Desenvolver pesquisa sócio-econômico-cultural visando ao conhecimento da realidade estadual;
Promover ações voltadas para a preservação do patrimônio arqueológico, histórico e artístico do Estado (restauração, conservação e manutenção de bens móveis e imóveis);
Coordenar e apoiar tecnicamente as atividades do Sistema Estadual de Bibliotecas e dos museus ligados à instituição;
Planejar, coordenar e supervisionar as atividades do Teatro Alberto Maranhão, Instituto de Música Waldemar de Almeida, Orquestra Sinfônica do Rio Grande do Norte e Cidade da Criança;
Defender o patrimônio histórico arqueológico, científico, cultural e artístico do Estado;
Sediar e presidir o Conselho que administra a Lei Estadual de Cultura – a Lei Câmara Cascudo.

Casas de Cultura
As Casas de Cultura Popular, projeto idealizado pela Fundação José Augusto, são espaços físicos para fomentar a produção cultural do interior. Os prédios, normalmente de importância histórica para cada cidade, comportam auditório, galeria de arte, biblioteca e salas para oficinas de artes plásticas e cênicas.
Todas as regiões do Estado já foram atendidas pelo projeto Casa de Cultura Popular.

Incentivo Cultural
Lei Câmara Cascudo
A Lei Câmara Cascudo de incentivo à cultura é baseada em desconto de 2% sobre o ICMS. O teto é de R$ 4 milhões. A Fundação José Augusto pretende fazer alterações na lei estadual. A idéia é incluir pequenas e médias empresas como financiadoras de projetos artísticos. Para informações sobre alterações na Lei Câmara Cascudo, favor entrar em contato pelos telefones 5584 3232 5315 ou 5584 3232 5316.

Casas de Cultura
tel 5584 3232 5304 / 3232 5352
e-mail: fjagabinete@rn.gov.br


 
< Anterior   Próximo >

Dicas de Livros: