[CE] Cursos de Conservação e Restauração do Patrimônio da Escola de Artes e Ofícios PDF Imprimir E-mail
Fonte: Bianca Felippsen - Coordenadoria de Comunicação - SECULT   
Estão abertas os cursos de Conservação de Acervos Museológicos, Retalhos e Bordados, Xilogravura e Gravura em Metal e Papel Artesanal realizados pela Escola de Artes e Ofícios Thomaz Pompeu Sobrinho financiados pelo Fundo Estadual de Combate à Pobreza (FECOP). Os cursos fazem parte do Formação em Rede, projeto da Secretaria da Cultura que potencializa as ações de capacitação por todo o Ceará.

Os cursos estão previstos para iniciar dia 07 de abril. Os selecionados, que devem comprovar habilidades ou experiências artísticas, nível médio e renda familiar, recebem ajuda de custo no valor de R$ 190,00, fardamento, material didático, lanche e vale transporte para acompanhamento do curso.

Interessados nos cursos podem se inscrever até dia 29 de fevereiro em um dos três equipamentos do Instituto de Arte e Cultura do Ceará (IACC) - Centro Dragão do Mar de Arte e Cultura, na Escola de Artes e Ofícios Thomaz Pompeu Sobrinho ou no Centro Cultural Bom Jardim.

Abaixo, seguem dados sobre os cursos, documentação necessária para a inscrição, público alvo, endereços e telefones para outras informações.

Documentos Necessários:
Formulário padrão de inscrição do curso preenchido;
Cópia de um documento de identificação;
Cópia da conta de luz da residência atualizada (janeiro);
Declaração de matrícula regular no ensino médio ou certificado de conclusão do ensino médio em escolas da rede pública de ensino;
Comprovação de renda própria e familiar – pais e moradores da casa; (ex.: cópia do contra-cheque ou declaração do empregador com função e salário do empregado em papel timbrado, comprovante de pensão ou de aposentadoria ou participação de programas sociais do Governo Federal).

Conservação de Acervos Museológicos
Programa de qualificação profissional integrado com atividades de conservação de acervos móveis, articulando vários museus de arte de Fortaleza. O aluno conhece o funcionamento de um museu, compreendendo o que é um bem de interesse patrimonial, em suas vertentes material, imaterial e natural, e identificando ainda seus instrumentos de proteção legal. Também são estudadas as principais características de acervos históricos e contemporâneos, e aplicação de normas e procedimentos básicos de conservação e higienização destes acervos.

Carga horária: 160h/a
Público Alvo: jovens de ambos os sexos, entre 18 e 29 anos, com nível médio concluído e cursos, experiência ou habilidades artísticas comprovadas.

Retalhos e Bordados – patrimônio ponto a ponto
Desenvolve a confecção artesanal de artigos e peças em bordado e aproveitamento de retalhos. A habilidade técnica no uso da material é desenvolvida como linguagem artística, através da experimentação de diversos padrões, da produção e da investigação autônoma e coletiva. A técnica popular é resgatada sendo estabelecida como patrimônio cultural.

Carga horária: 230h/a
Público alvo: jovens de ambos os sexos, entre 18 e 24 anos, com nível médio concluído e cursos, experiência ou habilidades artísticas comprovadas.

Ateliê Coletivo de Gravura - Xilogravura e Gravura em Metal
A aprendizagem das técnicas da gravura tem como objetivo a experimentação, discussão e valorização da gravura no Ceará. Através de uma formação específica em artes visuais e gráficas tradicionais, será produzida uma revista-objeto, de arte, cultura e patrimônio, constituindo um espaço de pesquisa e viabilizando a produção autônoma e permanente de produtos culturais.

Carga horária: 300h/a
Público alvo: jovens de ambos os sexos, entre 18 e 24 anos, com nível médio concluído e cursos, experiência ou habilidades artísticas comprovadas.

Papel Artesanal e Encadernação
A atividade produtiva da confecção artesanal de papel experimenta diversos tipos de celulose, fibras naturais e reciclagem de papel. O curso trabalha ainda a produção e a investigação autônoma e coletiva.

Carga horária: 300h/a
Público alvo – Jovens de ambos os sexos, entre 18 e 24 anos, com nível médio concluído e cursos, experiência ou habilidades artísticas comprovadas.

Inscrições: Até 29 de fevereiro de 2008

Em uma das três localidades abaixo:
- Centro Dragão do Mar de Arte e Cultura – Rua Dragão do Mar, 81 – Praia de Iracema. Tel.: 85.3288 8601/ 8608;
- Escola de Artes e Ofícios Thomaz Pompeu Sobrinho – Rua Francisco Sá, 1801 – Jacarecanga Tel (85) 3238.1244;
- Centro Cultural Bom Jardim – Rua Três Corações s nº, Bom Jardim. 85.3497.5981 / 5991

 
< Anterior   Próximo >

Porta Curtas Petrobrás